matériaMais!

Dr. Orrélio Justiniano Rocha

Mais que uma história de vida, uma história de amor a vida!

8 de novembro de 2019

Dr. Orrélio Justiniano Rocha, médico anestesiologista e pneumologista, mais conhecido como Dr. Rocha, nasceu em Paramirim, interior da Bahia, chegou em Lins no ano de 1967. É formado pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública da Universidade Católica de Salvador e especializou-se em anestesiologia e pneumologia em São Paulo-SP. 

Casado com Eurídice, de Salvador/ BA, com quem tem três filhos: Aurélio Neto, engenheiro de alimentos e administrador hospitalar; Edileuza, gastrônoma; e Marcus Vinicius, médico, residente em Bauru-SP. Os três filhos são casados e lhe deram seis netos, Bruno Neto, Rafael, Caio, João Pedro, Marina e Natalia.

Trajetória profissional

A convite do colega Dr. Antonio Fernandes Ybanes (in memorian), médico anestesiologista veio para nossa cidade, para trabalhar no Hospital e Maternidade Santa Casa de Lins. Trabalharam juntos por 35 anos. Neste período, Dr. Rocha abriu seu consultório em frente à Santa Casa, para atendimento na área de pneumologia. Hoje, Dr. Rocha atende na mesma Rua, porém, em outro prédio. “Desde pequeno, já havia escolhido a Medicina, assim como meus quatro irmãos. Quando passei a entender o significado das coisas e espelhando-me em meu pai e meu avô, que eram médicos, formei uma ideia fixa que se tornou um sonho realizado”. Destaca ainda que, nestas quase cinco décadas dedicadas à medicina, os avanços  foram  muito  evidentes e apontam para mudanças ainda mais esperançosas para os próximos anos.  Como anestesiologista, o Dr. Rocha coleciona números bastante significativos e positivos: mais de 72 mil procedimentos de anestesia, mediante outros procedimentos realizados quando residente, na Santa Casa de Lins e na Maternidade São Lucas. Além disso, como pneumologista, sua atuação se volta não apenas para o tratamento de doenças, mas também para a prevenção. Dr. Rocha também atuou na política: foi Presidente do Clube Linense, vereador por três mandatos e Presidente da Câmara Municipal de Lins/SP por duas vezes, ocasião em que transformou o antigo prédio do Fórum na Câmara Municipal da cidade de Lins. Foi Diretor do ERSA 44, diretor do Cais- Clemente Ferreira, revisor do Funrural, chefe do Iamspe de Lins e região, superintendente da Santa Casa de Lins  e diretor técnico da Santa Casa por três vezes.

Em sua história como médico, Dr. Rocha também desenvolveu uma visão empreendedora fundado com mais 12 colegas, Dr. Altamirando Rocha, Dr. Irany Laraya, Dr. Shinobu Myazaki,  Dr. José Vital A. Leão, Dr. Silvio T. Kawazaki,  Dr. Roberto Leite,  Dr. Bruno Samarco Filho, Dr. Hélio Smolentzov ( em São Paulo), Dr. Antonio Fernandes Ibanes (in memória ), Dr. Heyde Coelho dos Santos (in memória), Dr.Thiers Garcez Aguiar (in memória) , Dr. Braz Vilar Garcia ( in memória) e Dr. Adalberto Ariano (in memória), substituído depois de 2 anos pelo Dr. Helio Smolentzov,  o Grupo São Lucas, o qual foi constituído em 7 de fevereiro de  1983. Nessa época, começou como uma modesta casa de saúde “Dr. Takita”, que tornou-se o Hospital e Maternidade São Lucas após várias reforma, hoje depois de 35 anos pertence, Grupo São Francisco de Ribeirão Preto. “Foi um sonho meu, que junto com os 12 médicos realizamos a fundação da instituição São Lucas, digo que  sonhar sozinho é apenas um sonho, sonhar com os outros torna realidade”.

Dr. Rocha coleciona histórias e muito atuante pretende escrever novas linhas neste livro da vida, inclusive sobre toda trajetória política.

Texto: Andressa Valsecchi | Fotos Fernando Vasconcellos


Veja Mais! de Matéria



twitterMais!

facebookMais!