matériaMais!

Dr. João Ricardo G. Montanha

Ortopedia e Traumatologia

8 de novembro de 2019

Cirurgia do ombro  e cotovelo

Artroscopia do ombro

A artroscopia do ombro é um procedimento cirúrgico no qual o ortopedista faz uns pequenos cortes na pele do ombro e insere um tubo fino com uma câmera na ponta para observar as estruturas da articulação, como os ossos, tendões e ligamentos.

Normalmente, a artroscopia é usada em casos de lesões e de dor crônica no ombro que não melhora com o uso de remédios e fisioterapia. Dessa forma, o médico consegue observar o interior do ombro para avaliar se existe algum problema e fazer o tratamento logo em seguida. Alguns dos tratamentos mais realizados através de artroscopia são:

✔ Reparação de ligamentos e do labrum glenoidal;

✔ Remoção de tecido inflamado;

✔ Remoção de cartilagem solta e corpos livres articulares;

✔ Reparação do manguito rotador (conjunto de tendões do ombro).

Um dos principais debates a respeito do tratamentos das lesões do manguito rotador é a evolução das lesões ao longo do tempo.Estudos recentes avaliaram a progressão dessas lesões através de exames de ultra-som em pacientes que sentiam dores e pacientes que não sentiam dores, mas apresentavam a lesão. 

Os achados principais indicam que lesões de tamanho médio, lesões de espessura completa e tabagismo apresentam fatores de risco significativos para progressão das roturas do manguito rotador.As lesões também tendem a progredir mais com os seguintes fatores associados: homens, dominância e lesões parciais bursais (mais do que as articulares). Além disso, os autores mostraram que a presença ou não de DOR no seguimento dos pacientes NÃO é confiável como preditor de evolução da lesão.

Portanto, se você for diagnosticado(a) com lesão do manguito rotador, faça o acompanhamento regularmente com um ortopedista especialista em ombro.

Dr. João Ricardo Gonçalves Montanha, Médico Ortopedista Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Título de Especialista em Cirurgia do Ombro e Cotovelo pela Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo (SBCOC). Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto-SP (FAMERP), Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), pelo Ministério da Educação, pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Pós-Graduado em Medicina do Trabalho e em Perícias Médicas pela FAMERP. Treinamento em Artroscopia do Ombro no Laboratório de Artroscopia da Smith &Nephew – Boston/USA.

CRM/MS 4896 – RQE 5532

CRM/SP 127210 – RQE 34361

TEOT 11971 

Consultório:

Av. José Ariano Rodrigues, 549. Sala 2. Bairro Jardim Ariano. 

Lins – SP – Telefone  (14) 3523-7021  

Texto: Andressa Valsecchi | Fotos: Acervo Dr. João ricardo G. Montanha


Veja Mais! de Matéria



twitterMais!

facebookMais!