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2017_AÇAITERIA
03 Jan
Musculação, uma visão panorâmica
Paulo Carvalho

A musculação é um tipo de exercício realizado com pesos de diversas cargas, amplitude e tempo de contração, o que faz dela uma atividade física indicada para pessoas de diversas idades e com diferentes objetivos.  É diferente do fisiculturismo, levantamento de peso, pois esses são esporte e aquela uma modalidade de exercício. 

A musculação está em alta nos dias atuais, além de ajudar a queimar gordura antes e após o treino, trabalha os músculos e modela o corpo deixando-o mais firme e bonito. Além de importante para prevenção e tratamento de diversas patologias físicas e psicossomáticas.

E é nesse cenário que encontramos um paradoxo, uma alta demanda de novos adeptos com informações técnicas de fontes não muito confiáveis e aos cuidados de um baixo número de professores de sala nas academias. Nesse contexto todo, a probabilidade de insucessos e frustrações é muito alta, sem contar os riscos de lesões à curto, médio e longo prazo.

A melhor opção hoje é contratar um profissional para elaborar e ministrar um planejamento de treino especificamente para você. Com a mesma lógica que você contrata um dentista pra cuidar dos seus dentes, um arquiteto para projetar sua casa, um nutricionista para estruturar sua dieta, contrate um personal trainer para cuidar do seu corpo.

O conceito sobre o personal trainer também vem evoluindo e mudando de perspectivas, antes procurado para fins estéticos, emagrecimento ou hipertrofia, vem ganhando um reconhecimento global como um dos profissionais responsáveis pela recuperação dos padrões posturais e motores dos alunos (pacientes). "Quando se pratica a musculação de forma consciente os outros benefícios virão automaticamente, aliado à uma dieta proporcional ao objetivo".

As literaturas mais atuais apontam a musculação como a maior aliada nas estratégia de emagrecimento. Há uma diferença muito significativa em emagrecer e perder peso, o que confunde muitos praticantes.

Perder peso simplesmente, relaciona se com números na balança, perda de massa muscular, água e gordura, essa perda de massa muscular que é o grande problema no aspecto físico e funcional do corpo, deixando o fraco e flácido, atividades aeróbicas em demasia são responsáveis por esse tipo de resultado.

Já o emagrecimento, caracterizado pela diminuição do percentual de gordura corporal é característica de treinos de musculação que mesmo em uma dieta hipocalórico, consegue minimizar ou até mesmo aumentar a massa magra ou seja ganhar mais músculos, deixando o corpo com aspecto definido e forte!

Cabe ao seu personal trainer saber dar seu treino de forma inteligente e periodizada, entendendo que, treinar pouco e treinar muito, são igualmente prejudiciais, assim como remédio o exercício físico tem sua dose certa! Saber o que fazer é importante, mas saber como fazer é o que faz a diferença!

Para aquelas pessoas que acham academia entediante, chata, monótona, ou aquelas que dizem que não tem tempo para treinar, tenho uma grande novidade!

Hoje em dia temos condições de trabalhar com protocolos de treino que duram 40, 30, 20, 08 minutos apenas, comprovados cientificamente trazerem melhores resultados do que treinos mais longos, por fatores de intensidade e adesão ao planejamento proposto.

O personal Paulo Carvalho, convida você  que ainda não treina e você que já faz musculação, a sair da auto sabotagem e começar a conquistar grandes resultados no que diz respeito à sua saúde!

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(14) 98186-2725



Texto Andressa Valsecchi | Fotos Fernando Vascocellos


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