matérias Mais!

VOLTAR
2017_CVC
26 Set
Mais! Magazine #72: Equo-educação
O método utiliza o cavalo para uma série de reabilitações

A Matéria a seguir foi tema da Mais! Magazine #72 - Edição Agosto.

 

A Terapia Equoeducacional é um método terapêutico que utiliza o cavalo e o movimento tridimensional do seu dorso como um mediador e incentivador de ganhos físicos, psíquicos, cognitivos e sociais para crianças e adultos deficientes e/ou com necessidades especiais. Estão envolvidos nesse setting terapêutico profissionais das áreas da saúde, educação e equitação. Dependendo da patologia em questão essa terapia pode ser considerada principal ou complementar como, por exemplo, casos em que a criança e/ou adulto não se adaptam a terapias convencionais.

 

O cavalo trás diversos benefícios para quem está montado. O passo do cavalo é bastante semelhante ao andar humano, e é esse o motivo principal dos benefícios trazidos para o praticante, pois quando montado o cérebro interpreta as informações enviadas via medula como se a pessoa estivesse andando.

 

A Mais! Magazine falou com o empresário Claudio do Carmo Rodrigues que é estudante de medicina veterinária e é proprietário da Estância Diamantino do Carmo na cidade de Promissão, aonde vem realizando procedimentos terapêuticos com Equo-escola. Confira como é grande a lista de benefícios.

 

O cavalo e o trabalho da equipe promovem:

Ajuste tônico; Melhora do equilíbrio; Alinhamento corporal; Melhora na coordenação motora; Dissociação dos movimentos; Melhora da respiração e circulação; Integração dos sentidos; O desenvolvimento da fala e linguagem; Melhora a cognição.

 

Objetivos:

Segurança; Autoestima; Afeto; Equilíbrio; Psicomotricidade; Coordenação motora; Regularização do tônus muscular; Estimulação proprioceptiva; Interação; Socialização; Funções neurovegetativas (mastigação, sucção, deglutição); Cognitivo; Ritmo; Auto- confiança entre outros.

 

 Indicações:

Paralisia Cerebral; Epilepsia; Sequelas de AVE (Acidente Vascular Encefálico); Seqüelas de TCE ( Traumatismo Crânio Encefálico ); Síndromes ( Down, Rett,  X-frágil, West, Soto…); Deficiência Mental; Autismo; TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade); Dificuldade de Aprendizagem; Distúrbios emocionais (estresse, ansiedade); Geriatria.

 

A Estância fica localizada na Estrada Vicinal Diamantino do Carmo a 150 metros do Asilo, na cidade de Promissão – SP. Os telefones para contato e informações são: (14) 99719.2394 com o Claudio e (14) 99635.7176.



Texto: Fernando Vasconcellos | Fotos: Acervo Pessoal


Comentário
Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Mensagem (obrigatório)
Enviar


twitterMais!
facebookMais!
instagramMais!
© Copyright 2014, Mais Magazine. Todos os direitos reservados.