matérias Mais!

VOLTAR
2017_PRECISA SEGUROS
05 Mar
Clínica Corpo & Essência
Drenagem Linfática... Muito se comenta acerca dos benefícios e indicações da Drenagem Linfática...

Muito se comenta acerca dos benefícios e indicações da Drenagem Linfática, mas percebe-se ainda, mesmo depois de mais de 80 anos do seu surgimento e da publicação de vários estudos científicos que versam sobre esse recurso de reabilitação, que são muitos os mitos, especialmente na área estética.
Antes de explicitá-los, vamos relembrar como tudo começou:
A técnica de Drenagem Linfática Manual foi desenvolvida na década de 30 pelo casal, Emil e Estrid Vodder na Dinamarca. Iniciaram suas experiências em pessoas acometidas por gripe e sinusite executando movimentos suaves e monótonos de rotação nas cadeias ganglionares do pescoço. Em 1936, apresentaram os resultados de suas investigações em Paris o que contribuiu para transformar a abordagem clínica na principal forma de tratamento de Edemas e Linfedemas e a consagraram com a primeira publicação científica.
Inicialmente foi divulgada na área estética e posteriormente nos anos 60, tomou vulto e despertou o interesse de vários profissionais da saúde no mundo, dentre eles o fisioterapeuta Dr. Albert Leduc, Belga, que difundiu o seu método, um dos mais utilizados mundialmente.
Mas afinal o que é a Drenagem Linfática Manual e como ela pode atuar trazendo benefícios para o nosso organismo?
O sistema linfático desempenha um papel importante na imunidade e na eliminação de resíduos do metabolismo. Os vasos possuem vias de penetração, por isso, a pressão da drenagem linfática deve ser sempre muito suave, senão os vasos se fecham. É uma técnica que deve mobilizar a pele movimentando os tecidos e não apenas deslizar nem usar de força ao contrário do que muitos acreditam, a drenagem linfática manual deve ser feita com movimentos levíssimos . O movimento dos tecidos é muito importante e é pela sua ausência que os edemas (inchaços) aparecem. O sistema linfático, assim como o sistema vascular, envelhece e portanto é importante manter a circulação ativa, principalmente em pessoas idosas para evitar a esclerose (endurecimento das artérias). Não é uma cura para tornar-se mais jovem, mas evitar um envelhe-cimento precoce.
Deve ser aplicada com conhecimento anatômico e fisiológico do sistema linfático, por profissionais qualificados e com formação para tal.

AH, OS MITOS
Drenagem não é massagem;
Drenagem não emagrece;
Para a aplicação da Drenagem Linfática não se utiliza creme ou óleo;
Drenagem não deve doer ou deixar marcas;
A aplicação da Drenagem não provoca vontade de urinar imedia-tamente;
Não se associa nenhum outro recurso terapêutico manual ou com equipamento na mesma sessão de Drenagem Linfática;
A Drenagem Linfática Manual é infinitamente mais eficaz do que a que se diz realizar com qualquer equipamento.
A drenagem linfática é impactante para a saúde, indicada para melhora da imunidade, efeito desintoxicante tecidual e muscular auxiliando nos quadros de dor e rigidez, pré e pós-operatórios auxiliando na redução do edema e no processo de cicatrização, melhora a nutrição e oxigenação celular, tem ação sobre sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e na gestação, promove a melhora dos quadros de constipação intestinal, tem indicações positivas no tratamento de disfunções circulatórias, linfedemas pós mastectomias. Em estética é complementar no tratamento de celulite, gordura localizada, obesidade, acne, rejuvenescimento, olheiras.
Retornando da Bélgica após participar do curso de formação no Leduc Method de Drenagem Linfática Manual, ministrado pelos Dr. Albert Leduc e Dr. Olivier Leduc, a fisioterapeuta Dra. Cristiane Jettar, com o compromisso de agregar ainda mais valor e qualidade aos seus atendimentos traz novidades no assunto.
Venha se beneficiar da DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL.  



Texto: Assessoria Clínica Corpo & Essência Fotos: Arquivo


Comentário
Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Mensagem (obrigatório)
Enviar


twitterMais!
facebookMais!
instagramMais!
© Copyright 2014, Mais Magazine. Todos os direitos reservados.